Nova Esperança para o Haiti

NOVA IORQUE – Durante uma recente visita à comunidade rural de Los Palmas, no Haiti, tive a oportunidade de conversar com as famílias directamente afectadas pela epidemia de cólera que aflige o país desde o sismo de 2010. Um homem explicou que a doença, não só tinha vitimado a sua irmã, como também a sua sogra, que veio a falecer na sequência de ter caminhado durante horas para chegar ao hospital mais próximo. Juntamente com a esposa, este homem tem agora a seu cargo cinco sobrinhos órfãos.

Nos dias de hoje, histórias como esta são comuns no Haiti. Na verdade, milhares de pessoas de todo o país sofreram provações e tragédias semelhantes.

Contudo, existem também sinais de esperança. O aumento da participação da comunidade e as mudanças nos hábitos de higiene contribuíram para livrar da cólera as mulheres, os homens e as crianças de Los Palmas e da aldeia vizinha de Jacob (uma inversão drástica em relação aos últimos anos) e reduzir o risco de contracção de outras doenças transmitidas por águas impróprias. Uma das famílias que conheci, por exemplo, mostrou-me orgulhosa um novo filtro de água.

https://prosyn.org/R4T5SYapt