Estarão os seres humanos a melhorar?

MELBOURNE - Com títulos a focar diariamente a guerra, o terrorismo, os abusos de governos repressivos e com os líderes religiosos a lamentarem frequentemente o declínio dos padrões de comportamento público e privado, é fácil ficar com a impressão de que estamos a testemunhar um colapso moral. Mas acho que temos motivos para estarmos optimistas em relação ao futuro.

Há trinta anos, escrevi um livro intitulado The Expanding Circle, onde afirmei que, historicamente, o círculo de seres a quem nós estendemos consideração moral alargou-se, primeiro, da tribo à nação, depois, à raça ou grupo étnico, depois, a todos os seres humanos, e, finalmente, aos animais não-humanos. Isso, certamente, é progresso moral.

Poderíamos pensar que a evolução leva à selecção de indivíduos que pensam apenas nos seus próprios interesses, e dos seus parentes, uma vez que os genes para tais características seriam mais propensos a propagarem-se. Mas, tal como argumentei na altura, o desenvolvimento do raciocínio pode levar-nos a uma direcção diferente.

https://prosyn.org/HJ485MMpt