jo3311c.jpg John Overmyer

Para além do homo economicus

LEIPZIG – A humanidade enfrenta actualmente inúmeros desafios globais, onde se incluem alterações climáticas, esgotamento de recursos, crise financeira, educação deficiente, pobreza generalizada e insegurança alimentar. Mas, embora sejam devastadoras as consequências resultantes de um fracasso em resolver estas questões, não nos temos revelado à altura das circunstâncias.

Quer as economias afectadas pela crise, quer as economias prósperas não estão a conseguir eliminar a pobreza, melhorar a prestação de serviços públicos como a educação, nem manter e repartir bens colectivos, tais como populações de peixes e florestas tropicais, de forma eficaz e equitativa. Ao mesmo tempo, as sociedades estão cada vez mais fragmentadas, notando-se um aumento da solidão e de doenças relacionadas com o stress. E as estruturas de governação existentes são insuficientes para melhorar a situação.

É nitidamente necessária uma nova abordagem. Mas o desenvolvimento de mecanismos eficazes para fazer face aos grandes desafios partilhados deve começar por uma mudança fundamental na forma como são entendidos a motivação e o conhecimento humanos.

https://prosyn.org/77ye3Sapt