0

O Valor Total da Vacinação Infantil

GENEBRA – Para sabermos o valor que têm as vacinas, basta passarmos algum tempo num centro de saúde em África. Os rostos dos pais e mães dizem tudo: as vacinas previnem doenças e salvam vidas.

Mas esses pais provavelmente não se apercebem que a história não termina aí. Ao saírem do centro de saúde para voltar para casa, já tomaram medidas no sentido de melhorar não só a saúde dos seus filhos, mas também as suas perspectivas em matéria de educação e o seu futuro a longo prazo. E mais, contribuíram igualmente para melhorar as suas próprias vidas e para reforçar o panorama económico da sua comunidade.

As razões são simples. Sabemos que as crianças mais saudáveis não necessitam de tratamento ou de cuidados médicos, sendo que ambos implicam dispêndio de tempo e de dinheiro. Assim, ao evitar a doença, aumenta-se a possibilidade de as crianças crescerem de forma saudável, ficando aptas a frequentar a escola e a tornarem-se elementos mais produtivos da sociedade.

Entretanto, em vez de terem que prestar cuidados a uma criança doente, os pais poderão trabalhar, aumentando assim a sua capacidade de obter rendimentos. Então, ao invés de despenderem dinheiro no pagamento de despesas médicas, estarão a aumentar o seu rendimento e o seu poder de compra, contribuindo assim para o crescimento da economia.