http://prosyn.org/N6I7dqg/pt;
New Comment
Email this piece to a friend
Contact us
Please select an option
- Secure publication rights
- Submit a commentary for publication
- Website help
- Careers
- Advertise with us
- Feedback/general inquiries
- Education Subscriptions
- Corporate Subscriptions
Please wait, fetching the form
Please wait, fetching the form
Please wait, fetching the form
Please wait, fetching the form
Please wait, fetching the form
Please wait, fetching the form
Please wait, fetching the form
KHARKIV, UCRÂNIA - A prisão é sempre um local de luto. Mas, talvez tenha sido adequadamente lúgubre saber da morte de Margaret Thatcher neste local, porque me fez lembrar a sociedade aprisionada da minha juventude, que Thatcher tanto fez por libertar.
Para muitos de nós que crescemos na União Soviética e nos seus satélites da Europa de Leste, Margaret Thatcher será sempre uma heroína. Thatcher não só abraçou a causa da liberdade - particularmente da liberdade económica - na Grã-Bretanha e no Ocidente; considerando Mikhail Gorbachev como um homem "com quem se podia negociar" (numa época em que quase todos os líderes democráticos eram profundamente cépticos relativamente às suas políticas de perestroika e de glasnost), como se tornou um catalisador vital para pôr termo às nossas sociedades de Gulag.
De facto, a "Dama de Ferro" tornou-se um ícone secular para todos aqueles que, no antigo mundo comunista, procuravam construir uma sociedade livre a partir dos destroços do totalitarismo. A sua coragem e persistência - em seguir adiante "não se deixando influenciar" - representaram para nós um exemplo vivo de um tipo de liderança que não cede em momentos de perigo político. Serviu-me de inspiração a fidelidade que mantinha aos seus princípios e a sua absoluta determinação em lutar uma e outra vez, quando a causa era justa.
We hope you're enjoying Project Syndicate.
To continue reading, subscribe now.
Subscribe
Get unlimited access to PS premium content, including in-depth commentaries, book reviews, exclusive interviews, On Point, the Big Picture, the PS Archive, and our annual year-ahead magazine.
Already have an account or want to create one? Log in