Puerto Rico default Bloomberg/Getty Images

Escassez financeira no meio da abundância

MILÃO – Com as taxas de juro em mínimos históricos, e os bancos centrais a comprarem tudo o que mexe, o mundo está inundado de crédito. Contudo, e paradoxalmente, uma perigosa escassez de liquidez internacional está a colocar a economia global em risco.

O termo “liquidez internacional” refere-se a activos de elevada qualidade, e aceites em todo o mundo para o pagamento de facturas de importações e para o serviço da dívida externa. Estes são os mesmos activos usados pelos bancos centrais quando intervêm nos mercados cambiais. Servem como depósitos fiáveis de valor para os investidores internacionais. Fornecem termos de comparação para os preços nos mercados financeiros. E são geralmente aceites como garantias para empréstimos transfronteiriços.

A principal diferença entre estes activos internacionais e os activos líquidos genéricos, portanto, é que só os primeiros são aceites num grande número de países diferentes, e usados regularmente nas transacções entre esses países.

To continue reading, please log in or enter your email address.

Registration is quick and easy and requires only your email address. If you already have an account with us, please log in. Or subscribe now for unlimited access.

required

Log in

http://prosyn.org/7LqqMPb/pt;