furman7_ C Patrick van KatwijkBSR AgencyGetty Images_shippping ports Patrick van Katwijk/BSR Agency/Getty Images

Esta inflação é impulsionada pela demanda e persistente

CAMBRIDGE – Em geral, comentaristas têm oferecido dois argumentos sobre o desempenho das economias avançadas desde o início da covid-19, dos quais só um pode ser verdadeiro. O primeiro é que a recuperação econômica tem sido surpreendentemente rápida, superando o que analistas previam e situando essa recuperação à parte do rescaldo de recessões anteriores.

O segundo argumento é que a inflação está atingindo seus picos recentes devido a novidades inesperadas do lado da oferta, incluindo problemas na cadeia de abastecimento, como escassez de semicondutores, uma mudança persistente e inesperada do consumo de serviços para o de bens, um atraso na volta das pessoas ao mercado de trabalho e a persistência do vírus.

O primeiro argumento tem mais chances de ser verdadeiro do que o segundo. O forte crescimento real do PIB (corrigido pela inflação) sugere que a atividade econômica não foi prejudicada de modo significativo por problemas de oferta e que a inflação recente é em grande parte impulsionada pela demanda. Além disso, há razões para esperar que a demanda continue muito forte, o que significa que a inflação irá persistir.

https://prosyn.org/eidJqM4pt