shankar4_ Lukas SchulzeGetty Images_emissions Lukas SchulzeGetty Images

Do que é que os países em desenvolvimento precisam para alcançarem as zero emissões líquidas?

DUBAI – O recente relatório do Painel Intergovernamental sobre Alterações Climáticas alerta que o planeta terá um aquecimento de 1,5º Celsius até 2040, a menos que sejam tomadas medidas urgentes para eliminar as emissões de gases com efeito de estufa. Após a divulgação do relatório, o secretário-geral da ONU, António Guterres, apelidou-o adequadamente de “um alerta vermelho para a humanidade”. O aquecimento global está a tornar-se um problema cada vez mais urgente e todos os países têm um papel a desempenhar no seu combate. Mas enquanto os representantes governamentais de todo o mundo se preparam para definir metas de sustentabilidade na Conferência das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas (COP26) em Glasgow no próximo mês, não podem ignorar a crise económica dos países em desenvolvimento.

A crise climática está a ocorrer numa altura em que governos e empresas no mundo em desenvolvimento se debatem com o impacto da COVID-19. À medida que a economia mundial começa a emergir da pandemia, é óbvio que nos países em desenvolvimento o nível de recuperação será mais lento. E o ritmo de entrega das vacinas complicará ainda mais a situação económica. Por exemplo, os países mais pobres de África podem não receber doses suficientes para vacinar toda a sua população antes de 2023, no mínimo.

Por isso, embora reconheçam que enfrentar as alterações climáticas é indispensável a longo prazo, a prioridade imediata para os países em desenvolvimento deve ser o crescimento económico – revitalizar as suas economias, reduzir a pobreza e criar empregos. Construir um futuro mais verde produzirá recompensas, no fim de contas, mas as famílias que passam fome precisam de alimentos e empregos hoje.

We hope you're enjoying Project Syndicate.

To continue reading and receive unfettered access to all content, subscribe now.

Subscribe

or

Unlock additional commentaries for FREE by registering.

Register

https://prosyn.org/LHf5hfopt