Rooftop in China

A nova e acidentada normalidade da China

XANGAI – A transição da China, de um crescimento baseado nas exportações para um modelo baseado em serviços internos e no consumo das famílias, tem sido muito mais acidentada do que alguns previam, com as revoluções no mercado accionista e a volatilidade da taxa de câmbio a potenciarem receios sobre a estabilidade económica do país. E contudo, em termos históricos, a economia da China ainda tem um bom desempenho (a um crescimento anual do PIB de 7%, alguns diriam um excelente desempenho), mas o sucesso à escala que a China testemunhou durante as últimas três décadas alimenta expectativas elevadas.

Há aqui uma lição básica: os “Mercados com características Chinesas” são tão voláteis e difíceis de controlar como os mercados com características Americanas. Os mercados ganham invariavelmente vida própria; não acatam ordens facilmente. A medida em que os mercados podem ser controlados depende das regras do jogo serem definidas de um modo transparente.

Todos os mercados precisam de regras e de regulamentos. As regras boas podem ajudar a estabilizar os mercados. As regras mal concebidas, mesmo que bem-intencionadas, podem ter o efeito oposto.

To continue reading, please log in or enter your email address.

Registration is quick and easy and requires only your email address. If you already have an account with us, please log in. Or subscribe now for unlimited access.

required

Log in

http://prosyn.org/ezQnOrC/pt;