hausmann88_Buda MendesGetty Images_empty street Buda Mendes/Getty Images

Planejamento para resiliência a crises

CAMBRIDGE – Quando se joga uma bola de tênis no chão, ela pula para cima. Mas ao se jogar uma taça de vinho, ela se quebra. As economias de muitos países estão em queda livre. Eles vão se recuperar ou quebrar? O que pode ser feito para garantir uma forte recuperação?

As consequências econômicas da pandemia do COVID-19 podem não ser óbvias, como sugere a pesquisa em andamento com Sebastián Bustos sobre crises anteriores. Na crise financeira global de 2008, entre os países menos afetados estavam centros financeiros como os Estados Unidos e a Suíça, enquanto os mais afetados foram Grécia, países bálticos, Itália, Irlanda, Espanha e Portugal, onde a produção perdida foi de 10 a 100 vezes maior.

Da mesma forma, após o colapso da União Soviética, o Tajiquistão da Ásia Central, Moldávia e as europeias Ucrânia perderam dois terços de seu PIB, enquanto o vizinho do Tajiquistão, o Uzbequistão, bem como a Estônia e a Bielo-Rússia (adjacentes à Ucrânia) perderam menos de um terço. Durante a crise da dívida latino-americana no início dos anos 1980, os países mais afetados foram a Bolívia de baixa renda, mas também Uruguai e Chile, de renda média alta, enquanto os menos afetados foram o México (onde a crise começou), Panamá, Honduras e Paraguai . E após a Primavera Árabe de 2011, o PIB da Tunísia (onde tudo começou) caiu menos de 2% na depressão, enquanto o Egito nem mesmo passou por uma recessão. Em contrapartida, Líbia, Síria e Iêmen sofreram enormes colapsos.

https://prosyn.org/ntngrpVpt