Baltimore Streetcar Museum Alexander Rabb/Flickr

A solução de infra-estruturas

TORONTO – A antiga Secretária de Estado norte-americana, Madeleine Albright, afirmou em Fevereiro de 2013 que “as infra-estruturas, em virtude da própria natureza da palavra, são fundamentais para o funcionamento das sociedades”, mas são, no entanto, uma questão económica do século XXI votada ao esquecimento. Com efeito, a incapacidade de realizar investimentos adequados em infra-estruturas prejudicou o potencial de muitos países para impulsionar o crescimento económico e o emprego.

Embora o debate em matéria de infra-estruturas tenha tendência a centrar-se na necessidade de mais dinheiro e de financiamento mais criativo, o verdadeiro problema não reside no investimento insuficiente. Ou melhor, o ambiente urbanizado está a deteriorar-se em virtude da fragmentação das soluções em matéria de infra-estruturas, financiamento, realização e implantação, que acentua os custos, as classes de activos e a localização geográfica.

O desenvolvimento de uma nova abordagem, baseada numa perspectiva ampla e sistémica, devia tornar-se a principal prioridade de quem tem capacidade de gerar mudança, nomeadamente os CEO e os funcionários superiores da administração pública. Este é precisamente o objectivo da Iniciativa Global sobre Infra-estruturas da McKinsey (McKinsey’s Global Infrastructure Initiative), que realizou a sua segunda reunião no mês passado, no Rio de Janeiro. A iniciativa pretende alcançar este objectivo através da promoção de soluções globais práticas destinadas a aumentar a produtividade e a eficiência de todos os aspectos relacionados com as infra-estruturas.

https://prosyn.org/eXj10Zqpt