dr2237k.jpg Dean Rohrer

Os Ângulos Cegos Islâmicos da América

NOVA IORQUE - Na sequência da queima de exemplares do Alcorão por tropas dos Estados Unidos na Base Aérea de Bagram, no Afeganistão, os protestos continuam a crescer e o número de mortes a aumentar. Durante este processo, houve três ângulos cegos dos EUA que se tornaram óbvios.

Um deles é o da comunicação social norte-americana, cuja cobertura simplesmente destaca e amplia a impressionante falta de conhecimento que desencadeou os protestos em primeiro lugar. Os jornalistas profissionais são obrigados a responder a cinco perguntas: quem, o quê, onde, porquê e como. Mas, ao ler a notícia no Associated Press , no The New York Timese no The Washington Post, entre outros, tive que procurar exaustivamente antes de conseguir formar uma imagem do que tinha realmente acontecido aos exemplares do Alcorão em questão. Não só as descrições eram divergentes; como também nenhuma delas forneceu uma noção clara de quem supostamente teria feito o quê e muito menos por que razão ou como.

Terão sido queimados os exemplares do Alcorão, como relatava uma notícia norte-americana, sob a supervisão de oficiais militares dos EUA? Ou foram trazidos por soldados para serem incinerados, segundo outra versão, como parte de uma apreensão de "literatura extremista" e de comunicações pessoais dos reclusos, tendo os trabalhadores afegãos alertado outros na base sobre a natureza dos materiais?

https://prosyn.org/C6eRrOWpt