O factor anarquia na Síria

TELAVIVE - O fracasso da administração Obama, dos seus aliados ocidentais e das várias potências regionais do Médio Oriente, na toma de medidas mais ousadas para pôr fim à carnificina na Síria, é muitas vezes explicado pelo medo que têm da anarquia. Dada a manifesta ineficácia e desunião da oposição síria, diz o argumento, a queda do presidente Bashar al-Assad, quando chegar finalmente, incitará uma guerra civil, os massacres e o caos, o que é susceptível de extravasar as fronteiras da Síria, desestabilizar ainda mais os vizinhos mais fracos, como o Iraque e o Líbano, e levar, talvez, a uma crise regional.

O que está de facto a acontecer na Síria refuta este argumento. Na verdade, a crise prolongada está a corroer o tecido da sociedade e do governo sírios. A anarquia está a instalar-se agora: precede - e precipita - a eventual queda do regime.

Os Estados Unidos, e outros, estão a substituir a alta retórica e a punição simbólica pela acção real, na Síria. As sanções aplicáveis aos envolvidos na guerra electrónica contra os meios de comunicação social da oposição, não são a resposta para o bombardeio de bairros civis em Homs e Deraa.

https://prosyn.org/6xT56irpt