Armar o hospício

NOVA IORQUE - O terror tornou-se quase numa rotina. Desta vez, o local do massacre foi um cinema em Aurora, Colorado, onde o atirador acusado James Holmes assassinou e feriu dezenas de espectadores. Em 1999, o cenário foi nas proximidades da Columbine High School. Segundo algumas estimativas, existem mais de 20 massacres por ano nos Estados Unidos. E sempre a mesma pergunta: Porquê?

Quando os Estados Unidos são comparados ao resto do mundo, uma das razões é óbvia: embora os EUA possam não ter um maior número de cidadãos loucos homicidas, em relação a outros países, os cidadãos loucos homicidas têm mais facilmente acesso a armas nos EUA, do que em praticamente qualquer outro lugar.

De acordo com um inquérito de 2007, os Estados Unidos estão muito à frente, em relação ao resto do mundo, em termos de posse de armas, com 90 armas para cada 100 cidadãos. Com 5% da população mundial, os EUA têm entre um terço a metade das armas do mundo, de propriedade civil – cerca de 270 milhões de armas. E muitos estudos mostram que os EUA ultrapassam, e muito, outros países desenvolvidos no que diz respeito a mortes com armas de fogo – 30 mil por ano, a maioria são suicídios, mas mais de 12 mil são homicídios – ao passo que as armas ferem, anualmente, 200 mil norte-americanos.

https://prosyn.org/917iVoDpt