sinking cargo ship Peter Macdiarmid/Getty Images

O sistema comercial internacional corre o risco de entrar em colapso

WASHINGTON, DC –Dez anos após a falência do Lehman Brothers, sabemos que a ação multilateral foi crucial para evitar que a tão chamada Grande Recessão se tornasse ainda pior do que aquilo que foi. Nessa altura, era o sistema financeiro global que estava desequilibrado. Hoje, é o sistema comercial internacional que está em perigo.

Ao longo dos últimos 70 anos, o multilateralismo tem funcionado bem no mundo. Grande parte devido ao seu mérito, os Estados Unidos da América evitaram retaliações e compensações depois da II Guerra Mundial. Em vez disso, lideraram a criação das grandes instituições económicas –o Fundo Monetário Internacional, o Banco Mundial e a Organização Mundial do Comércio (outrora com o nome Acordo Geral sobre Pautas Aduaneiras e Comércio - GATT) –que formam a base da ordem económica internacional que ainda está vigente.

Cada uma destas instituições contribuiu de forma importante para o crescimento económico global, embora a OMC se tenha destacado. Graças à expansão de um sistema comercial multilateral aberto sob a liderança do GATT e da OMC, o comércio internacional cresceu, desde a II Guerra Mundial, 1,5 vezes mais rápido do que o PIB global.

https://prosyn.org/bgRl0lgpt