As Relações Americanas da Índia

NOVA DELI – Com a iminência da eleição presidencial Americana, talvez a característica mais notável do ponto de vista Indiano seja que ninguém em Nova Deli está desnecessariamente preocupado com o seu desfecho. Existe um consenso alargado nos círculos políticos Indianos de que, independentemente de quem vença, as relações entre a Índia e os Estados Unidos estão mais ou menos no caminho certo.

Tanto Democratas como Republicanos foram responsáveis por este desenvolvimento. A bem-sucedida visita à Índia do Presidente Barack Obama em 2010, e o seu discurso histórico numa sessão conjunta no Parlamento, assinalaram o mais recente marco nas relações entre os dois países. Este foi um dos muitos encontros havidos entre Obama e o Primeiro-Ministro Manmohan Singh em vários fóruns desde que foi eleito, muitas vezes em cimeiras multilaterais como o G-20, e consolidou a nova relação que emergiu de uma década de mudanças dramáticas.

Durante a Guerra Fria, a mais antiga e a maior democracia do mundo permaneceram em grande parte afastadas uma da outra. A indiferença inicial da América era bem patente na reacção do Presidente Harry Truman ao pedido de Chester Bowles para ser nomeado embaixador na Índia:” Pensava que a Índia estava apinhada de pessoas pobres e de vacas nas ruas, de curandeiros, e de pessoas sentadas sobre brasas e a banhar-se no Ganges… mas não imaginei que lhe alguém lhe desse importância.”

https://prosyn.org/DPM1qTYpt