cda67f0346f86f900c795f0c_m4688c.jpg Barrie Maguire

Sombras Chinesas

NOVA IORQUE – Vivem-se tempos interessantes na China. Um membro destacado do Partido Comunista, Bo Xilai, foi deposto – acusado de ofensas que incluem escutas a outros caciques do partido, incluindo o Presidente Hu Jintao – enquanto a sua esposa é investigada pela seu alegada intervenção no possível assassínio dum homem de negócios Britânico. Entretanto, um invisual activista dos direitos humanos evade-se de prisão domiciliária ilegal, consegue refúgio na embaixada dos Estados Unidos em Beijing, e deixa o edifício apenas após alegações de que as autoridades Chinesas da sua localidade natal teriam ameaçado a sua família.

Apesar de uma exaustiva cobertura jornalística destes acontecimentos, é notável o pouco que na verdade sabemos. O corpo do homem de negócios Britânico foi alegadamente cremado antes de qualquer autópsia ser realizada. Nenhuma das histórias sinistras sobre a esposa de Bo foi provada. E as razões para a desgraça política do seu marido permanecem, no mínimo, turvas.

As coisas tendem sempre a ficar interessantes na China antes de um Congresso Nacional do Povo, onde os próximos líderes do Partido são ungidos. A mudança de liderança na maior parte das democracias é um processo relativamente transparente; segue-se a eleições nacionais. É verdade que mesmo as democracias abertas têm o seu quinhão de manobras opacas e de transacções no que antes se chamavam de salas cheias de fumo. Isto é particularmente verdade nos países da Ásia do Leste, como o Japão.

https://prosyn.org/wp8kr3Ypt