posner28_George B. Luks_antitrustcartoon George B. Luks

O Polvo AI

CHICAGO – Com os casos antitruste de longa data contra Google, Apple e Amazon se concretizando, muitos observadores pensam que 2024 pode ser um ponto de virada para as Big Techs. No entanto, mesmo que as autoridades prossigam com este litígio, correm o risco de serem surpreendidas pela ascensão da inteligência artificial, o que provavelmente reforçará o domínio das Big Techs na economia.

A recente demissão e recontratação do CEO da OpenAI, Sam Altman, foi interpretada como um conflito entre os cautelosos membros do conselho que se preocupavam com os riscos da IA ​​e entusiastas como Altman. Mas o verdadeiro significado desse episódio foi o que revelou sobre o relacionamento da OpenAI com a Microsoft, o maior investidor nas operações comerciais da OpenAI. Embora a estrutura sem fins lucrativos da OpenAI signifique nominalmente que apenas o seu conselho a controla, este conselho foi forçado a recontratar Altman depois que a Microsoft expressou dúvidas que ajudaram a instigar uma revolta dos funcionários.

A Microsoft não é apenas uma investidora na OpenAI; também é sua concorrente. Ambas as empresas desenvolvem e vendem produtos de IA e a Microsoft não chegou a adquirir a OpenAI para evitar problemas antitruste. Mas se a Microsoft controlar ou parcialmente controlar a OpenAI, as duas empresas podem ter uma ilegal. relação de conluio É por isso que a Comissão Federal do Comércio dos EUA e a autoridade da concorrência do Reino Unido estão juntas investigando o assunto.

https://prosyn.org/hoStzsLpt