posner31_Spencer PlattGetty Images_trumptrial Spencer Platt/Getty Images

O que esperar do primeiro julgamento de Trump

CHICAGO – Com o início do primeiro processo criminal contra Donald Trump, em Nova Iorque, os meios de comunicação social renunciaram à sua prática habitual de declarar o “julgamento do século”. Julgamento do mês é mais adequado, uma vez que haverá mais três a seguir. O grande número de julgamentos criminais que envolvem diferentes alegações – pagamentos em dinheiro para silenciar, retenção de documentos confidenciais e interferência eleitoral – parece garantir uma condenação e o afastamento definitivo de Trump da vida pública.

Uma condenação é, de facto, possível e até provável. Mas nem uma condenação, nem mesmo a pena de prisão, desqualificariam Trump para se candidatar à presidência. O que interessa saber é qual é o impacto que uma condenação poderá ter nas escolhas dos eleitores no dia das eleições. Dado que a maioria das pessoas já tem uma opinião formada sobre Trump, estamos a falar de um pequeno e obscuro grupo de eleitores indecisos num punhado de estados decisivos. E tendo em conta que a maioria destas pessoas parece ter pouco interesse ou conhecimento de política, é provável que saibam muito pouco sobre as acusações contra Trump. A grande quantidade de cobertura mediática que os julgamentos estão a gerar pode finalmente acabar com a sua ignorância.

O julgamento em Nova Iorque é sobre registos comerciais, não sobre insurreições ou segurança nacional. No processo instaurado, Trump é acusado de violar um estatuto de Nova Iorque segundo o qual uma pessoa que, com intenção fraudulenta, “faz ou provoca uma entrada falsa nos registos comerciais de uma empresa” é culpada de um crime se tiver a intenção de ocultar ou cometer outro crime.

https://prosyn.org/xShrguVpt