op_navalny1_MAXIM ZMEYEVAFP via Getty Images_alexei navalny Maxim Zmeyev/AFP via Getty Images

Insider Interview

O arquipélago Novichok

BERLIM/MOSCOVO – O líder da oposição russa, Alexei Navalny, é o diretor da Fundação Anticorrupção em Moscovo. Em agosto, foi transportado da Sibéria para Berlim para ser tratado de uma doença grave que os médicos e a Organização para a Proibição de Armas Químicas posteriormente confirmaram ter sido causada pelo agente neurotóxico Novichok. Agora, em recuperação, Navalny conversou recentemente com Tikhon Dzyadko, o editor-chefe do canal de televisão Dozhd TV (TV Rain), a única rede de transmissão independente que remanesce na Rússia.

O que é que o Ocidente poderia fazer

Tikhon Dzyadko: A União Europeia votou recentemente para sancionar seis cidadãos russos e uma entidade com ligação ao seu envenenamento em agosto. Os afetados são representantes da administração presidencial, dos serviços especiais e das instituições onde se acredita que o agente Novichok foi criado. Acha que essas sanções são suficientes?

Alexei Navalny: Estou principalmente interessado no que acontece na Rússia; a reação da Europa é aqui uma preocupação secundária. Entendo que a indignação em muitos países não esteja totalmente relacionada comigo. Eles estão mais preocupados com o uso de uma arma química. Ninguém gosta de armas químicas. O que eu quero é uma investigação conduzida em território russo – ou pelo menos algo semelhante a uma investigação. Porque o que está a acontecer agora parece ser mais um sinal de que ninguém pode contar com a justiça no nosso país.

Quanto às sanções ou listas negras, a minha posição sempre foi a de que, se os países desenvolvidos quiserem ajudar a Rússia, os seus cidadãos e a eles próprios, deveriam colocar um obstáculo no caminho do dinheiro sujo que sai da Rússia. Ninguém precisa dessas nove pessoas – essas pessoas que inventaram o Novichok ou que o usaram como uma arma – para bloquear este fluxo de dinheiro que é roubado dos nossos cidadãos.

We hope you're enjoying Project Syndicate.

To continue reading, subscribe now.

Subscribe

or

Register for FREE to access two premium articles per month.

Register

https://prosyn.org/C8RfBqept