stiglitz280_Thierry MonasseGetty Images_eu meeting Thierry Monasse/Getty Images

Principais Variáveis ​​da Recuperação Global

NOVA YORK – À medida que nos aproximamos do ano novo, algo está muito claro: o COVID-19 não vai simplesmente desaparecer, como o derrotado presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, repetidamente sugeriu que aconteceria. Embora tenha havido uma substancial recuperação econômica desde as profundezas dos bloqueios iniciais na primavera passada, as perdas para o PIB e o emprego em todo o mundo são suficientes para tornar esta a segunda ou terceira pior recessão dos últimos cem anos. E isso será verdade mesmo quando as vacinas forem aprovadas para o uso.

O retorno à normalidade levará tempo, o que levanta a questão de quanto dano ocorrerá nesse ínterim. A resposta vai depender das políticas econômicas que os principais países seguirem nos próximos meses. Já existe um significativo potencial para efeitos de histerese (prologada). Os balanços patrimoniais das famílias e das empresas que foram destruídos serão restaurados apenas gradualmente; as empresas que faliram durante a pandemia não se tornarão repentinamente “não falidas” no momento em que o vírus for controlado.

Ao controlar esses efeitos, um grama de prevenção seria igual a um quilo de cura. Ainda assim, a perspectiva de curto prazo continua muito difícil de ser absorvida.

https://prosyn.org/Mnh6x3tpt