rouhani1_Xinhua Zuma Press_rouhanipainting Xinhua/Zuma Press

O Que o Irão Quer em 2014

TEERÃO – Durante a campanha para me tornar Presidente do Irão, prometi equilibrar o realismo com a prossecução dos ideais da República Islâmica – e ganhei o apoio dos eleitores Iranianos por uma grande margem. Em virtude do mandado popular que recebi, estou comprometido com a moderação e com o senso comum, que conduzem agora todas as políticas do meu governo. Esse compromisso levou directamente ao acordo internacional interino alcançado em Genebra sobre o programa nuclear do Irão. Continuará a guiar a nossa tomada de decisões em 2014.

Na verdade, em termos de política externa, o meu governo está a rejeitar as abordagens extremas. Procuramos relações diplomáticas eficazes e construtivas e um foco na construção da confiança mútua com os nossos vizinhos e com outros actores regionais e internacionais, permitindo-nos assim orientar a nossa política externa no sentido do desenvolvimento económico interno. Para este fim, trabalharemos para eliminar tensões nas nossas relações externas e para fortalecer os nossos laços, tanto com parceiros tradicionais como com novos parceiros. Isto requer obviamente uma construção de consensos e uma definição transparente de objectivos no país – processos que estão agora em curso.

Embora evitemos a confrontação e o antagonismo, também prosseguiremos activamente os nossos interesses mais alargados. Mas, num mundo cada vez mais interligado e interdependente, os desafios só podem ser abordados através da interacção e da cooperação activa entre estados. Nenhum país – incluindo as grandes potências – pode abordar sozinho e de um modo eficaz os desafios que enfrenta.

https://prosyn.org/FyIIVYhpt