lwanda2_matejmo_africaglobefloatingnumbers matejmo/Getty Images

O Zimbabué precisa de uma criptomoeda própria

ADIS ABEBA – Quando o presidente do Zimbabué Robert Mugabe foi deposto em Novembro de 2017, após 30 anos no poder, muitos esperaram que o declínio económico por ele supervisionado seria revertido em breve. Mas, um ano e meio depois, a  economia não mostra sinais de recuperação, devido a uma crise cambial permanente. Poderia uma criptomoeda baseada no princípio da blockchain ser a cura para os males do Zimbabué?

Há pouco mais de uma década, o Zimbabué foi assolado por uma hiperinflação tão acentuada – que teve o seu máximo em 89,7 milhares de triliões por cento em Novembro de 2008 – que simplesmente abandonou a sua moeda, adoptando em seu lugar um cabaz de divisas internacionais, liderado pelo dólar dos EUA. Mas os preços foram inflacionados pela escassez aguda de dólares, motivando a introdução pelo governo, em 2016, das suas próprias notas e moedas, que valeriam supostamente o mesmo que os dólares dos EUA.

Devido à falta de confiança, porém, a nova divisa foi trocada no mercado negro a um valor significativamente mais baixo. Como os dólares continuavam a sair do país mais rapidamente do que entravam, o governo fundiu recentemente a sua moeda e todo o dinheiro electrónico numa outra nova unidade: o dólar de Liquidações Brutas em Tempo Real (LBTR).

https://prosyn.org/8IvtVCrpt