girl school africa Anthony Asael/Art in All of Us/Getty Images

Um futuro brilhante para as meninas de África

LUSACA — A educação fornece aos jovens as ferramentas que precisam - desde as capacidades cognitivas e sociais até à autoconfiança - para terem sucesso ao longo de suas vidas. Para muitos países africanos, incluindo o meu país natal, a Zâmbia, as populações jovens crescentes tornam particularmente urgente a oferta de educação de alta qualidade para todos. Porém, o sucesso só será possível com um forte foco nas meninas e nas mulheres.

A educação desempenha um papel central na determinação da capacidade das meninas e das mulheres de reivindicar direitos económicos, sociais e políticos e estatuto na sociedade. É por isso que é tão importante que os países coloquem a educação e o empoderamento das meninas e das mulheres no topo das suas agendas políticas.

Para a Zâmbia, essa decisão já está a dar frutos. As mulheres ocupam, actualmente, posições poderosas anteriormente dominadas por homens, incluindo a de Juíza do Supremo Tribunal de Justiça, de Chefe da Comissão da Aplicação da Legislação Contra as Drogas, de Presidente do Tribunal Constitucional, de Vice-Presidente e de Ministra das Finanças. O Presidente zambiano, Edgar Lungu, está a enfrentar o seu próprio momento de "meninas do Blair" (o Primeiro-Ministro britânico Tony Blair foi fotografado uma vez rodeado por 96 das suas 101 deputadas do Partido Trabalhista eleitas para a Câmara dos Comuns em 1997) sem o slogan paternalista.

https://prosyn.org/KOlAZVrpt