delong230_WANG ZHAOAFP via Getty Images_chineseleaders Wang Zhao/AFP via Getty Images

O Erro histórico de Xi

BERKELEY – No final do mês passado, o ator americano John Cena emitiu um humilde pedido de desculpas público após ter se referido a Taiwan como um “país” em uma entrevista para promover seu último filme. Embora ele estivesse usando o termo para se referir a um mercado de mídia linguística com um discreto canal de distribuição, não ao status da ilha de Taiwan no direito internacional, o governo chinês não permitiria essas diferenciações.

O que devemos fazer com este episódio? Claramente, a globalização deu terrivelmente errado. As restrições ao discurso ditadas pelo governo autoritário da China se aplicam não apenas à China, mas também, e cada vez mais, ao mundo exterior. Mesmo em minha própria experiência cotidiana, notei que muitas pessoas agora falam elipticamente, exclusivamente e eufemisticamente sobre a China contemporânea.

Eu também poderia fazer isso. Poderia apontar sutilmente que nenhum império jamais teve mais do que cinco bons imperadores consecutivos, e que é importante para uma sociedade preservar um lugar para críticos bem-intencionados como o oficial chinês do século 16 Hai Rui, o primeiro comunista – um líder militar, Peng Dehuai e o reformador econômico Deng Xiaoping. Mas prefiro falar franca e diretamente sobre as verdadeiras questões que estão por trás das disputas terminológicas sobre Taiwan.

https://prosyn.org/44b7ioqpt