Jim Yong Kim Bao Dandan/ZumaPress

Uma Nova Missão para o Banco Mundial

WASHINGTON, DC – A Revolução Verde é considerada um dos grandes sucessos da história do desenvolvimento econômico. Na década de 1960 e 1970, a criação e adoção de variedades de cereais de alto rendimento conseguiu tranformar a economia indiana e salvar bilhões de pessoas da fome em toda aquela grande parcela do mundo em desenvolvimento.

Mas atualmente, o futuro da instituição responsável pela Revolução Verde - um consórcio de 15 centros de pesquisa ao redor do mundo chamado Grupo Consultivo sobre Pesquisa Agrícola Internacional (CGIAR)- está ameaçado. O Banco Mundial, um dos seus principais financiadores, está considerando a retirada de seu apoio financeiro.

Por si só, esta decisão já seria muito preocupante. A missão do CGIAR é a segurança alimentar mundial e a pesquisa agrícola básica possui enorme potencial para proporcionar retorno econômico à população pobre do mundo. Mas o que é ainda mais preocupante é o sinal que o Banco Mundial está enviando: que já não irá apoiar os bens públicos globais carentes de recursos que são cruciais para preservar o progresso social, econômico e político do século passado.

https://prosyn.org/EKcvhDipt