akisawyerr2_ JEWEL SAMADAFP via Getty Images_women in climate JEWEL SAMAD/AFP via Getty Images

A liderança climática precisa de mais mulheres

FREETOWN – “Quanto mais se sobe na hierarquia profissional, menos mulheres se encontra”. Esta observação feita pela vencedora do Prémio Nobel da Paz e pioneira ambiental, Wangari Maathai, reflete uma realidade familiar a todas as mulheres que aspiraram a cargos de liderança e ganhou um novo significado para mim à medida que a crise climática se intensificou. Embora já esteja claro que as mulheres e as raparigas enfrentarão riscos e encargos maiores por causa das alterações climáticas, elas continuam significativamente sub-representadas nas negociações climáticas e ambientais.

Em 2019, o Relatório das Nações Unidas sobre Composição de Género constatou que o número de mulheres representadas nos órgãos da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas (UNFCCC) não estava alinhado com os esforços para se criar equilíbrio de género. Em resposta, os estados-membros adotaram um plano de ação de género na Conferência das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas (COP25), em 2019. O plano reconheceu que “a participação e liderança plena, significativa e igualitária das mulheres em todos os aspetos do processo da UNFCCC e nas políticas e ações climáticas a nível nacional e local é vital para se alcançar objetivos climáticos a longo prazo”.

E, no entanto, quando a COP26 chegou, dois anos depois, pouco tinha mudado. A presidência da COP26 do Reino Unido foi predominantemente liderada por homens e apenas 11 dos 74 representantes nacionais africanos eram mulheres. Além disso, a Convenção da ONU sobre Diversidade Biológica parece estar a revelar uma tendência semelhante, com o número de negociadores do sexo masculino a ultrapassar o das mulheres em cerca de 60.

To continue reading, register now.

As a registered user, you can enjoy more PS content every month – for free.

Register

or

Subscribe now for unlimited access to everything PS has to offer.

https://prosyn.org/fZETkrCpt