Activists participate in a demonstration for women's rights in Berlin Adam Berry/Getty Images

É tempo de deixarmos as mulheres prosperarem

DAVOS – Em debates públicos por todo o mundo, a capacitação das mulheres é cada vez mais reconhecida como uma prioridade principal. A questão da disponibilização de mais oportunidades económicas às mulheres é um ponto assente na agenda da reunião anual do Fórum Económico Mundial em Davos deste ano. E os defensores das mulheres sentem-se motivados, já que muitos outros – tanto homens como mulheres – reconhecem hoje a urgência da tarefa.

Conceder às mulheres e às raparigas a oportunidade de terem êxito não é apenas algo que deve ser feito: poderá também transformar as sociedades e as economias no sentido do bem comum. Por exemplo, fazer com que a participação das mulheres na mão-de-obra aumente até ao mesmo nível dos homens impulsionaria o PIB até 9% no Japão e 27% na Índia.

O Fundo Monetário Internacional documentou muitos outros benefícios macroeconómicos associados à capacitação das mulheres. Demonstrou-se que a redução das disparidades de género no emprego e na educação ajuda a que as economias diversifiquem as suas exportações. A nomeação de mais mulheres para os conselhos de supervisão bancária pode impedir o desenvolvimento de uma mentalidade de grupo, assegurando assim uma maior estabilidade e resiliência no sector financeiro. E a redução das desigualdades de género também reduz a desigualdade no rendimento, permitindo um crescimento mais sustentável.

https://prosyn.org/YE0vs8Ppt