davies69_Ben BirchallPA Images via Getty Images_cashless payments Ben Birchall/PA Images via Getty Images

A covid-19 vai matar o dinheiro?

LONDRES – Há quatro anos, Kenneth Rogoff, ex-economista-chefe do Fundo Monetário Internacional, apresentou um argumento convincente para acabar com as cédulas de dinheiro. Em seu livro The Curse of Cash (A Maldição do Dinheiro, na edição em português), Rogoff argumentou que cédulas de dinheiro em excesso, principalmente as de valores elevados, facilitavam a sonegação de impostos e alimentavam o tráfico de drogas – nas duas pontas da cadeia de abastecimento: um estudo britânico de 1999 descobriu que só quatro de cada cinco cédulas testadas em Londres não tinha traços de cocaína.

Mais que isso, a existência de dinheiro limita a política monetária. É mais difícil para um banco central implementar uma taxa negativa de juros quando o investidor tem a opção de manter um cofre abastecido com notas de US$ 100. Parecia um raciocínio difícil de compreensão para alguns à época, mas a crise da covid-19 vem colocando as taxas negativas de juros de modo decisive na pauta da política econômica de vários países, ainda que isso não esteja acontecendo nos Estados Unidos.

Desde o livro de Rogoff, o dinheiro vem batendo em retirada como mecanismo de pagamento. Na Suécia, por exemplo, a extinção das cédulas de coroa parece próxima. O sistema móvel de pagamentos Swish domina o cenário das notas de pequeno valor. Como qualquer pessoa que tenha tentado comprar cerveja recentemente em Estocolmo sabe, se você estiver com a carteira forrada de dinheiro, vai continuar com sede.

https://prosyn.org/zgsDWiwpt