elerian154_Brendan Smialowski-PoolGetty Images_jeromepowell Brendan Smialowski/Pool/Getty Images

Prevê-se mais complexidade na inflação

CAMBRIDGE – Quase dois anos depois de iniciado o actual período de inflação, o conceito de “inflação transitória” está de regresso, agora que se dissipam as perturbações na oferta relacionadas com a COVID. Isto acontece num momento em que é vitalmente importante manter uma mente aberta relativamente à trajectória da inflação, nomeadamente evitando uma narrativa demasiado simplista de transitoriedade que arrisque ofuscar os verdadeiros problemas enfrentados pela economia dos EUA.

A “transitoriedade” é uma noção reconfortante que sugere um fenómeno de curta duração e reversível. Essencialmente, o conceito assume a necessidade de se ajustarem comportamentos. Afinal, se um temor inflacionista for apenas temporário, a melhor forma de lidar com ele é esperar que passe (ou, para usar a terminologia política e dos mercados, “olhar através da inflação”). É por isso que esta narrativa é especialmente perigosa. Ao encorajar a complacência e a inércia, poderá agravar um problema já de si sério e torná-lo mais difícil de resolver.

A resposta inicial da Reserva Federal dos EUA à subida da inflação é disto um bom exemplo. Em 2021, o banco central mais poderoso e influente do mundo apressou-se a caracterizar a subida da inflação como transitória. Reforçou a aposta nesta abordagem mesmo depois de os dados a contradizerem, recusando alterar a sua posição durante demasiado tempo.

https://prosyn.org/OVNjOqGpt