galbraith6_metamorworks_getty images_mmt metamorworks/Getty Images

Quem tem medo da TMM?

AUSTIN – Como qualquer pessoa que já foi responsável pela supervisão normativa de banqueiros centrais sabe, eles não gostam de ter a autoridade contestada. Acima de tudo, eles defenderão a própria mística – aquela aura mágica que paira sobre suas palavras, envolvendo uma mistura lamacenta de banalidade e bobagem em uma névoa de jargão e poder.

Como resultado, atormentar banqueiros centrais é muito divertido. John Maynard Keynes atormentou Montagu Norman, governador do Banco da Inglaterra (BOE) de 1920 a 1944. Wright Patman e Henry Reuss, dois congressistas americanos que presidiram o Comitê Bancário da Câmara na década de 1970, fizeram o mesmo com o presidente do Federal Reserve, Arthur Burns. Eu sei que Reuss gostou, porque na época, eu o ajudei nisso.

Hoje em dia, as vozes da Teoria Monetária Moderna perturbam o sono não apenas dos atuais banqueiros centrais, mas até mesmo daqueles que se aposentaram do cargo. Eles vagam pelos corredores como Lady Macbeth, gritando "fora, maldito lugar!"

https://prosyn.org/ntGg5evpt