ve779c.jpg Chris Van Es

O que é a resiliência?

CAMBERRA – A “resiliência”, à semelhança do amor, é difícil de definir. No entanto, toda a gente - desde o secretário-geral Ban Ki-moon até às agências governamentais, aos conselhos de administração e aos grupos comunitários - está a falar sobre como construí-la ou mantê-la. Então, a resiliência é um conceito útil ou é apenas uma palavra efémera que está na moda?

Para responder a essa pergunta, temos de começar com uma pergunta diferente: Quanto acha que pode mudar sem se tornar numa pessoa diferente? Quanto pode um ecossistema, uma cidade ou um negócio empresarial mudar antes de parecer, e funcionar, um tipo diferente de ecossistema, cidade ou negócio?

Todos eles são sistemas de auto-organização. O seu corpo, por exemplo, mantém uma temperatura constante de aproximadamente 37 graus Celsius. Se a sua temperatura corporal aumenta, você começa a transpirar para arrefecer; se a sua temperatura diminui, os músculos tremem (arrepios) para aquecer. O seu corpo depende de feedbacks negativos para mantê-lo a funcionar da mesma maneira.

https://prosyn.org/VYwrnP0pt