rojasurrego2_YE AUNG THUAFP via Getty Images_birds Ye Aung Thu/AFP via Getty Images

Porque precisamos das zonas húmidas

GLAND, SUÍÇA – Chama-se Ala da Extinção. Situada num canto escuro do Museu de História Natural de Paris, alberga uma inquietante colecção de espécies que há muito desapareceram do mundo natural. Com o declínio da biodiversidade a acentuar-se mais rapidamente que noutro momento qualquer da história humana, que tamanho deverá ter o museu das gerações futuras?

Enfrentamos hoje uma sexta extinção em massa, onde se estima que venha a desaparecer um milhão de espécies. Isto é importante? Sobrevivemos ao desaparecimento do dodó e será que, apesar de trágica, a iminente extinção rinoceronte-branco do norte vai mesmo afectar as nossas vidas?

Com efeito, vai. Todas as coisas vivas no nosso planeta dependem de ecossistemas saudáveis e diversificados para terem ar, água e alimentos nutritivos. Estes mesmos ecossistemas regulam o clima, e fornecem as matérias-primas e os recursos de que dependem as nossas economias e as nossas vidas. O valor anual global destes serviços naturais foi calculado em 125 biliões de dólares.

We hope you're enjoying Project Syndicate.

To continue reading, subscribe now.

Subscribe

Get unlimited access to PS premium content, including in-depth commentaries, book reviews, exclusive interviews, On Point, the Big Picture, the PS Archive, and our annual year-ahead magazine.

https://prosyn.org/WAni8kmpt