reinhardt4_GMStockFilmsGettyImages_asiaglobestethoscope GM Stock Films/Getty Images

A forma como os países em desenvolvimento podem obter cobertura universal de saúde

ZURIQUE – Praticamente todos os países do mundo comprometeram-se a alcançar a cobertura universal de saúde (UHC) até 2030, como parte dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas. Mas alguns países estão a progredir muito mais rapidamente do que outros, proporcionando acesso equitativo não só aos serviços de saúde, mas também a medicamentos e vacinas a preços acessíveis. Entre os países que lideram esse avanço está o Vietname.

Hoje, 87,7% da população do Vietname - ou 83,6 milhões de pessoas - estão cobertas pelo seguro de saúde. De acordo com o último Relatório de Monitorização Global sobre a UHC, publicado conjuntamente pela Organização Mundial de Saúde e pelo Banco Mundial, 97% das crianças vietnamitas agora recebem a vacinação básica, comparado com os 95% de crianças nos Estados Unidos. Desde 1990 que a taxa de mortalidade materna do país caiu 75%.

O Vietname conseguiu atingir essas metas impressionantes antes do previsto, apesar de ter um rendimento médio per capita de apenas 2342 dólares a partir de 2017. A chave para o seu sucesso não é a escala de investimento em cuidados de saúde, que equivale a uns modestos 142 dólares por pessoa e por ano (incluindo financiamento público e despesas próprias), mas sim como o governo utiliza os seus recursos, inclusive o capital intelectual do país.

https://prosyn.org/F5R4taZpt