pei88_ROBERTO SCHMIDTAFP via Getty Images_usflagtrump Roberto Schmidt/AFP via Getty Images

Os EUA podem vencer a nova Guerra Fria?

CLAREMONT (CALIFÓRNIA) - O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, tem classificado o confronto dos Estados Unidos com a China e a Rússia como uma disputa aberta entre democracia e autocracia. Se isso for verdade, uma vitória americana vai depender não só da capacidade do país de superar seus adversários, mas também de seu sucesso em proteger a democracia em casa.

No primeiro imperativo, os Estados Unidos estão bem posicionados para ter sucesso, graças a uma série de golpes de mestre diplomáticos. Para começar, nas recentes cúpulas do G7 e da OTAN, Biden cimentou uma aliança ampla que inclui Europa e Ásia contra Rússia e China. Isso segue a mobilização rápida dos governos ocidentais para apoiar a Ucrânia e punir o presidente russo, Vladimir Putin, pela guerra por ele lá lançada em fevereiro.

Biden também tem tirado vantagem da agressão chinesa contra seus vizinhos para consolidar alianças americanas no Leste Asiático. A aliança Quad (Diálogo de Segurança Quadrilateral)– que inclui Austrália, Índia, Japão e EUA – vem aprofundando sua cooperação estratégica. Em suma, o governo Biden está provando sua capacidade de reunir os aliados democráticos da América no exterior para enfrentar seus adversários autocráticos.

https://prosyn.org/uYWCMznpt