strain5_(Kent Nishimura  Los Angeles Times via Getty Images_school Kent Nishimura / Los Angeles Times via Getty Images

A emergência educacional da América

WASHINGTON (D.C.) – No outono de 2020, muitas autoridades locais e estaduais dos Estados Unidos decidiram não reabrir as escolas para aulas presenciais. Isso será lembrado como um fracasso vergonhoso dos legisladores de cuidar bem de suas prioridades. Aconteceram diversos absurdos. Na Geórgia, os adultos podiam entrar em estúdios de tatuagem, mas os alunos da quinta série não podiam ir para a aula de matemática. Em muitos Estados, adultos podiam se reunir em um bar, mas crianças eram forçadas a ficar sentadas na frente da tela do computador, assistindo lições online que, em muitos casos, equivaliam a praticamente não ter aula alguma.

Nós conhecemos as consequências. Notas de exames recém-divulgadas pela Avaliação Nacional de Progresso Educacional (National Assessment of Educational Progress - NAEP) neste mês mostram uma queda dramática nas habilidades de leitura e matemática dos alunos de nove anos. Os resultados de matemática foram menores em 2022 do que em 2020 - a primeira queda já registrada nas cinco décadas de existência do NAEP -, e os resultados de leitura caíram para o menor valor em mais de três décadas. Não bastasse isso, os resultados dos exames de matemática e leitura deste ano estavam ambos abaixo do nível de 2004. A pandemia apagou duas décadas de progresso.

Não surpreende que os estudantes tenham tido dificuldades para aprender. O Zoom não substitui salas de aula de verdade, que ficaram fechadas por tempo demais em grande parte do país. Pra piorar, os estudantes com pior desempenho foram os maiores impactados pelo fechamento das escolas e pelo ensino remoto. Resultados de provas de matemática de estudantes com desempenho no percentil 10 caíram quatro vezes mais que os resultados de estudantes no percentil 90. No caso da leitura, os resultados dos alunos com pior desempenho caíram cinco vezes mais que o dos estudantes com alto desempenho em provas.

https://prosyn.org/u64O3Pfpt