spence158_Justin SullivanGetty Images_helpwantednowhiring Justin Sullivan/Getty Images

A crescente lacuna de produtividade dos Estados Unidos

MILÃO/GRANVILLE, OHIO – Os Estados Unidos têm um problema de produtividade, embora nunca se saiba disso olhando-se apenas para as indústrias produtoras de bens e serviços que são comercializados internacionalmente. Como esses bens e serviços representam apenas um terço do PIB e pouco mais de 20% do emprego, como é típico de uma economia desenvolvida, é importante considerar também o setor não transacionável que compreende os dois terços restantes da economia.

O setor transacionável da economia compreende agricultura, silvicultura, pesca e fabricação – a produção de bens, como produtos finais ou intermediários – que em 2021 representaram um terço do valor agregado transacionável. O setor transacionável também inclui serviços como pesquisa e desenvolvimento, consultoria, informações e grande parte das finanças. Juntos, os serviços respondem por cerca de dois terços do valor agregado transacionável – uma parcela que vem aumentando nas últimas duas décadas.

O valor agregado para uma empresa ou indústria é calculado subtraindo-se insumos comprados como energia e produtos intermediários – excluindo-se mão-de-obra e capital – das vendas totais em dólares. Pode ser entendido como o valor criado pela combinação de trabalho e capital. Esse valor é então captado como renda do trabalho (constituindo o limite superior da remuneração média dos empregados do setor) e retorno para os donos do capital.

https://prosyn.org/vuHmaPLpt