Free wifi at library search for employment Andy Cross/Getty Images

A prosperidade económica na era digital

SAN JOSE – Em todo o mundo, as pessoas estão a exigir mudanças. Resultados eleitorais recentes - talvez os mais notáveis, o voto Brexit no Reino Unido e a eleição presidencial nos Estados Unidos - puseram em evidência uma crescente incerteza económica. Neste contexto, é imperativo que os líderes articulem e apresentem algo, com uma visão clara, para um crescimento económico inclusivo. Um crescimento que seja responsável não só em termos de política fiscal e comercial - o foco de muitos nos debates atuais -, mas também em termos de digitalização.

A representar um potencial valor económico de 19 biliões de dólares durante a próxima década, a digitalização tem o poder de permitir que os países deem o “pontapé de saída” no crescimento do PIB, na criação de emprego e na inovação. Já estamos a assistir ao profundo impacto que a digitalização pode ter nos países que a adotam como força motriz das suas estratégias económicas.

Na Índia, por exemplo, o primeiro-ministro Narendra Modi está a implementar uma estratégia, que está a transformar a Índia numa potência tecnológica, e a preparar o terreno para um futuro digital. Em França, o governo tem investido num extenso plano nacional digital que deverá criar 1,1 milhões de empregos nos próximos 3 a 5 anos e contribuir com 101 mil milhões de dólares para o PIB na próxima década.

We hope you're enjoying Project Syndicate.

To continue reading and receive unfettered access to all content, subscribe now.

Subscribe

or

Unlock additional commentaries for FREE by registering.

Register

https://prosyn.org/Asnq3IVpt