Free wifi at library search for employment Andy Cross/Getty Images

A prosperidade económica na era digital

SAN JOSE – Em todo o mundo, as pessoas estão a exigir mudanças. Resultados eleitorais recentes - talvez os mais notáveis, o voto Brexit no Reino Unido e a eleição presidencial nos Estados Unidos - puseram em evidência uma crescente incerteza económica. Neste contexto, é imperativo que os líderes articulem e apresentem algo, com uma visão clara, para um crescimento económico inclusivo. Um crescimento que seja responsável não só em termos de política fiscal e comercial - o foco de muitos nos debates atuais -, mas também em termos de digitalização.

A representar um potencial valor económico de 19 biliões de dólares durante a próxima década, a digitalização tem o poder de permitir que os países deem o “pontapé de saída” no crescimento do PIB, na criação de emprego e na inovação. Já estamos a assistir ao profundo impacto que a digitalização pode ter nos países que a adotam como força motriz das suas estratégias económicas.

Na Índia, por exemplo, o primeiro-ministro Narendra Modi está a implementar uma estratégia, que está a transformar a Índia numa potência tecnológica, e a preparar o terreno para um futuro digital. Em França, o governo tem investido num extenso plano nacional digital que deverá criar 1,1 milhões de empregos nos próximos 3 a 5 anos e contribuir com 101 mil milhões de dólares para o PIB na próxima década.

https://prosyn.org/Asnq3IVpt