J. Bradford DeLong, Professor of Economics at the University of California, Berkeley, is a research associate at the National Bureau of Economic Research and the author of Slouching Towards Utopia: An Economic History of the Twentieth Century (Basic Books, 2022). He was Deputy Assistant US Treasury Secretary during the Clinton Administration, where he was heavily involved in budget and trade negotiations. His role in designing the bailout of Mexico during the 1994 peso crisis placed him at the forefront of Latin America’s transformation into a region of open economies, and cemented his stature as a leading voice in economic-policy debates.
BERKELEY - A grande lição dos últimos 60 anos da política econômica americana, segundo o novo livro de Alan Blinder - ex-vice-presidente do Federal Reserve dos EUA e atual economista da Universidade de Princeton -, Uma História Monetária e Fiscal dos Estados Unidos (1961-2021), é que não há uma grande lição.
Não houve desenvolvimento linear nem muito “progresso” em descobrir como administrar as economias modernas em nome da estabilidade macroeconômica. Em vez disso, Blinder descreve “rodas dentro de rodas, girando sem parar no tempo e no espaço... (com) certos temas... indo e voltando... monetário versus fiscal... o reino intelectual... o mundo da formulação de políticas econômicas práticas... a repetida ascensão e queda do keynesianismo....”
A história subjacente é impulsionada, em última análise, pela contingência histórica. Os problemas aparecem e são resolvidos ou não. De qualquer forma, a resposta prepara o terreno para que surja um problema novo e diferente, porque as ações tomadas no passado recente deixaram a economia mais vulnerável de algum modo. Mas, no fim da história, a sensação que fica é que alguns dos problemas eram bastante semelhantes entre si e que os tomadores de decisões sobre políticas econômicas estão jogando uma partida interminável de acerte-a-toupeira (whack-a-mole, no original em inglês; jogo em que o participante usa uma marreta para abater toupeiras de borracha que saem de múltiplos buracos).
To continue reading, register now.
Subscribe now for unlimited access to everything PS has to offer.
Subscribe
As a registered user, you can enjoy more PS content every month – for free.
Register
Already have an account? Log in