strain4_Spencer PlattGetty Images_now hiring sign Spencer Platt/Getty Images

O que está esvaziando a força de trabalho dos EUA?

WASHNGTON (D.C.) – O mercado de trabalho da América está crescendo. Nos últimos seis meses, a economia acrescentou uma média de 465 mil empregos líquidos por mês – recuperando todos os postos de trabalho perdidos durante a pandemia, a partir de julho – e o índice de  desemprego caiu três décimos de pontos percentuais. A 3,5%, ele está tão baixo quanto era no mercado de trabalho apertado do início de 2020.

Infelizmente, a taxa de participação da força de trabalho conta outra história. Em 62,1%, ela está 1,3 pontos percentuais abaixo de seu nível em fevereiro de 2020, um mês antes da pandemia começar a devastar a economia americana. Embora a taxa de participação da força de trabalho tenha recuperado quase dois pontos percentuais de sua baixa em abril de 2020, ela ficou estagnada ao longo deste ano.

É verdade que grande parte do declínio está sendo impulsionado por trabalhadores relativamente mais velhos. As aposentadorias precoces e o envelhecimento da população vêm reduzindo a taxa de participação da força de trabalho para pessoas com mais de 55 anos para 38,7% -1,6 pontos percentuais abaixo do nível de fevereiro de 2020. Para piorar, economistas do Goldman Sachs estimam que o envelhecimento populacional pode continuar a reduzir a taxa de participação em 0,2 pontos percentuais ao ano.

https://prosyn.org/h0IH0Zbpt