frankel143_ Anna MoneymakerGetty Images_debt ceiling Anna Moneymaker/Getty Images

Por que essa luta contra o teto da dívida é diferente

CAMBRIDGE – Os Estados Unidos chegaram em seu teto legal da dívida de US$ 31,4 bilhões. Enquanto Washington se prepara para mais um confronto partidário sobre a possibilidade de aumentar o teto da dívida, com os republicanos do Congresso buscando concessões dos democratas em troca de seus votos, muitos estão compreensivelmente indiferentes quanto a isso. Os americanos sentem que já viram este filme antes, e a história geralmente termina com os políticos brigões chegando a um compromisso de última hora. Portanto, não há necessidade de soar o alarme.

Só que este remake pode ter um final diferente e trágico. No filme de 1955 Rebelde sem Causa, o personagem de James Dean sobrevive a um jogo mortal de “quem pisca primeiro” saltando de dentro  de seu carro em movimento no último segundo, enquanto seu rival calcula mal e cai de um penhasco na Califórnia. Com a economia dos EUA chegando à beira do abismo, é claro que os republicanos intransigentes não têm intenção de puxar o freio. Isso pode significar um antes impensável default do governo dos EUA.

Infelizmente, deixar os republicanos tirarem a economia dos EUA de um penhasco pode ser a melhor opção do presidente Joe Biden neste momento. Mas os EUA ainda têm pelo menos cinco meses para pular do carro. A secretária do Tesouro, Janet Yellen, disse semana passada que bsucará um conjunto de “medidas extraordinárias” (todas as quais se tornaram bastante comuns nas últimas décadas) para adiar o dia do acerto de contas da América até o início de junho.

https://prosyn.org/CwvlUaopt