spence131_ JOSEPH PREZIOSOAFP via Getty Images)_us vote count Joseph Prezioso/AFP via Getty Images

O Estado da Desunião da América

MILÃO/PALO ALTO – Nas eleições presidenciais dos Estados Unidos deste ano, o Presidente eleito Joe Biden recebeu 79,8 milhões (51%) de votos, Donald Trump recebeu 73,8 milhões (47,2%) e os demais candidatos 2,5 milhões (1,7%). Embora os votos ainda estejam sendo contados na Califórnia, Nova York e Illinois, a participação neste ano atingiu um índice recorde para o período do pós-guerra.

No entanto, devido ao sistema de Colégio Eleitoral dos Estados Unidos, que atribui mais eleitores por pessoa para estados com populações menores, o resultado desta eleição foi muito mais próximo do que o voto popular poderia sugerir. Embora Biden tenha vencido um significativo número de estados campos de batalha, foi por margens muito pequenas, revertendo efetivamente os resultados que deram a Trump sua vitória em 2016. Na Pensilvânia, Michigan e Wisconsin, apenas o suficiente de republicanos moderados, democratas e independentes mudaram seus votos para Biden para fazer a diferença.

Uma visão em nível de condado dos padrões de votação em 2016 e 2020 mostra uma profunda e consistente divisão partidária. Os eixos representam o voto democrata menos o voto republicano, expresso como uma porcentagem do voto total em 2016 e 2020. Um ponto em um número negativo significa uma vitória republicana naquele condado. No geral, os pontos estão altamente concentrados em torno da linha dos 45º, ao longo da qual a margem de vitória ou derrota foi a mesma em ambos os ciclos eleitorais.

https://prosyn.org/IiGw7S3pt