spence146_JIM WATSONAFP via Getty Images)_bidenxi Jim Watson/AFP via Getty Images

Será possível uma cooperação estratégica com a China?

MILÃO – Olhando-se para o cenário econômico à medida que 2021 se aproxima do fim, não se pode deixar de notar o surgimento de novos obstáculos para uma robusta recuperação. Estados Unidos, Europa, China e outros enfrentam uma crescente lista de desafios incrivelmente semelhantes de curto e longo prazos.

A pandemia continua sendo a preocupação mais urgente. Sem a completa vacinação global, novas variantes do COVID-19 continuarão a surgir, potencialmente forçando governos a reeditar lockdowns parciais ou totais. O coronavírus representa, portanto, um obstáculo permanente à recuperação.

Um segundo desafio é o bloqueio das cadeias globais de abastecimento, que, juntamente com as mudanças do lado da oferta nos mercados de trabalho, criou persistentes pressões inflacionárias, como nunca se viu em mais de uma década. Sem esforços  além das fronteiras para resolver gargalos de oferta e escassez, os bancos centrais poderão ser forçados a restringir a crescente demanda de hoje por meio do arrocho da política monetária.

https://prosyn.org/q5tGX9Ipt