Patients of the Hospital Calderon Guardia in San Jose RODRIGO ARANGUA/AFP/GettyImages

Cuidados de saúde primários para todos

BOSTON — Dois anos após a morte do seu marido, Valeria, uma avó de 67 anos de San José, Costa Rica, vive sozinha. No ano passado, foram-lhe diagnosticadas hipertensão arterial e diabetes, doenças que, embora não constituam uma ameaça imediata à vida, necessitam de cuidados para serem geridas. No entanto, graças à qualidade dos cuidados de saúde primários da Costa Rica, Valéria tem conseguido manter a sua independência e a sua saúde, mesmo na ausência de família.

A Costa Rica, um país com um rendimento médio, empenhado nos cuidados de saúde universais para o seu povo, produz melhores resultados em termos de saúde, gastando menos do que a maioria dos outros países do mundo. Na verdade, a Costa Rica ocupa o terceiro lugar dos países do continente americano no que diz respeito ao nível mais elevado de esperança de vida — posicionando-se apenas atrás do Canadá e das Bermudas, e muito à frente dos EUA. O segredo do seu sucesso é revelado no nosso relatório mais recente, "Desenvolver um sistema próspero de cuidados de saúde primários: a história da Costa Rica".

Após lhe ter sido diagnosticado o problema da diabetes, Valeria foi automaticamente inserida no programa de cuidados de doenças crónicas no centro de saúde que lhe foi atribuído, situado a 10 minutos a pé da sua casa. Valeria é observada de três em três meses pela equipa de cuidados de saúde para verificar a tensão arterial e certificar-se de que a diabetes está controlada. Além disso, uma vez por ano, um profissional de saúde da comunidade visita a sua casa para garantir a sua segurança, administrar vacinas e partilhar informações sobre a manutenção de um estilo de vida saudável.

https://prosyn.org/BcKbR3mpt