mazzucato14_XinhuaZhang Yuwei via Getty Images_coronavirusvaccinelab Xinhua/Zhang Yuwei via Getty Images

Como desenvolver uma vacina da COVID-19 para todos

LONDRES – Nas primeiras semanas de 2020, as pessoas começaram a perceber que a COVID-19 poderia corresponder à temida, mas há muito esperada, “Doença X” – uma pandemia global causada por um vírus desconhecido. Três meses depois, a maioria da população mundial está confinada, e hoje é evidente que a nossa saúde depende da dos nossos vizinhos – em termos locais, nacionais e internacionais.

Os sistemas de saúde robustos, a capacidade de testagem adequada e uma vacina eficaz e universalmente disponível serão essenciais para proteger as sociedades da COVID-19. Mas garantir que ninguém fica para trás obriga não só a um investimento colectivo sem precedentes, mas também a uma abordagem muito diferente.

Investigadores em universidades e empresas por todo o mundo apressam-se no desenvolvimento de uma vacina. E o progresso actual é encorajador: estão a ser activamente exploradas ou já se encontram em desenvolvimento pré-clínico 73 candidatas a vacina, e cinco já entraram na fase de ensaio clínico.

https://prosyn.org/Wf8Hyo5pt