hausmann104_ Sergei ChuzavkovSOPA ImagesLightRocket via Getty Images_ukraine destruction Sergei Chuzavkov/SOPA Images/LightRocket via Getty Images

O Argumento Econômico para Garantir a Segurança da Ucrânia

CAMBRIDGE – O conflito na Ucrânia continua sangrento, mas não é prematuro começar a planejar a recuperação do país no pós-guerra. Isso é importante não apenas porque o planejamento leva tempo, mas também porque estabelece que tipo de paz será necessária para dar à Ucrânia um caminho para a prosperidade.

Alguns pensam que a Rússia nunca aceitará uma solução em que a Ucrânia seja outra coisa que não um estado-tampão. Mas esse resultado acarretaria gigantescos custos econômicos que condenariam a Ucrânia a um futuro de miséria. Afinal, um estado-tampão é precisamente o que a Ucrânia era após o colapso da União Soviética em 1991 e os resultados foram desastrosos, desencadeando tanto a Revolução Laranja de 2004 quanto a Euromaidan, a Primavera Ucraniana, uma década depois.

As estatísticas são bastante impressionantes. De acordo com o Banco Mundial, a renda per capita da Ucrânia caiu pela metade entre 1990 e 1998, o terceiro maior colapso (depois do Tajiquistão e da Moldávia) entre os antigos estados comunistas da Europa Oriental e Ásia Central. Além disso, a Ucrânia passou pela recuperação mais lenta de todos os estados que anteriormente compunham o bloco soviético.

https://prosyn.org/1yFELa3pt