Pope Francis Vincenzo Pinto/Getty Images

De que é feito um Grande Líder?

SINGAPURA – Não há muito tempo, durante um jantar em Singapura, tentámos definir as qualidades que fazem um grande líder. Para Klaus, os cinco elementos principais eram o coração, o cérebro, a força, a audácia, e a alma. Para Kishore, a compaixão, a sagacidade, e a coragem eram fundamentais, assim como a capacidade de identificar o talento e de compreender a complexidade. A medida em que estas perspectivas se sobrepõem é reveladora.

Não é coincidência que ambas as listas comecem com o coração. Como Nelson Mandela e Mahatma Gandhi, um líder não consegue alcançar a grandeza sem demonstrar uma profunda empatia pelo seu povo – um sentimento que alimenta a luta contra as injustiças que esse povo pode enfrentar.

É improvável que estes líderes heróicos surjam em tempos normais. Mas estes tempos não são normais. Pelo contrário, as actuais desigualdades sem precedentes em muitas partes do mundo são precisamente o tipo de injustiça que poderia impulsionar a emergência de grandes líderes com compaixão por aqueles que se encontram em pior situação. O primeiro-ministro canadiano Justin Trudeau, o jovem líder que mais esperança irradia actualmente, foi em parte eleito devido ao seu compromisso de ajudar as pessoas normais.

https://prosyn.org/aVBAwKIpt