ms5347.jpg Margaret Scott

O Gambito Curdo de Erdoğan

ISTAMBUL – O conflito no Médio Oriente ameaça não apenas a segurança de muitos dos seus estados, mas também a sua existência continuada. Síria, Iraque, Líbano, e outros, agora dominados por lutas sectárias, arriscam fragmentar-se em pequenos subestados étnicos, transformando uma região cuja geografia política foi desenhada há quase um século.

Analisando a situação regional, o Primeiro-Ministro Turco Recep Tayyip Erdoğan concebeu um plano audacioso para reforçar a presença regional da Turquia e estender o seu próprio domínio político interno. Enfrentando o fim de um auto-imposto limite de três mandatos como primeiro-ministro, ele pretende mudar a constituição Turca para introduzir um sistema presidencial – consigo à cabeça como o primeiro incumbente a exercer poder mais alargado.

O plano de Erdoğan, porém, depende da conclusão do conflito de 30 anos da Turquia com a sua própria população Curda. Como resultado, o governo de Erdoğan decidiu-se por negociações com Abdullah Ocalan, o líder detido do Partido dos Trabalhadores Curdos (PKK), o movimento armado de resistência Curda.

https://prosyn.org/TERysKupt