mueller27_BRENDAN SMIALOWSKIAFP via Getty Images_protest trump Brendan Smialowski/AFP via Getty Images

Verdade e destrumpficação

BERLIM – Entre os democratas e muitos republicanos, há uma tentação enorme de descartar o governo do presidente americano, Donald Trump, como uma aberração. Do mesmo modo que os republicanos podem tentar culpar Trump pelas diversas transgressões dos últimos quatro anos, torcendo para o papel de facilitador que desempenharam seja esquecido logo, os democratas podem querer fazer jogo de cena de que observam o cumprimento às normas democráticas, graciosamente se abstendo de contestar o passado. Neste caso, se Joe Biden prevalecer quando todos os votos da eleição de 3 de novembro forem contados, é improvável que Trump e seu governo sejam responsabilizados por seu notório histórico de corrupção, crueldade e violações dos princípios básicos constitucionais.

Muito além dos cálculos políticos, diversos observadores - do ex-candidato democrata à Presidência Andrew Yang a renomados juristas e historiadores – têm dito que só ditadores de republiquetas perseguem oponentes derrotados. Com motivações próprias bastante óbvias, o procurador-geral americano, Bill Bar, também tem dito que “vencedores políticos perseguirem ritualmente os derrotados políticos não é o tipo de coisa de uma democracia madura”. No entanto, estas generalizações são um tanto precipitadas. O slogan de “prendamela” de Trump, dirigido a Hillary Clinton em 2016, não devia ter como resposta “prendam ele”; porém, “perdoar e esquecer” não é a única alternativa.

Os americanos precisam distinguir entre três problemas: os crimes que Trump pode ter cometido antes de assumir a presidência; a corrupção e crueldade cometidas por ele e seus compadres quando ocupou o cargo; e o comportamento que tem exposto fraqueza estruturais dentro do sistema político americano. Cada um exige uma resposta diferente de algum modo. 

We hope you're enjoying Project Syndicate.

To continue reading, subscribe now.

Subscribe

or

Register for FREE to access two premium articles per month.

Register

https://prosyn.org/JjLlwjnpt